quarta-feira, 22 de junho de 2011

CARIRI

Festa junina une quadrilha e shows


Clique para Ampliar
Estão sendo oferecidos R$ 30 mil em prêmios para as dez quadrilhas classificadas 48223 
FOTO: ANTÔNIO VICELMO

Crato Será aberto hoje, no Parque de Exposições do Crato, o III "Expossãojoão", evento junino que inclui um Festival de Quadrilha, com a participação dos maiores forrozeiros da região, entre os quais Moacir do Acordeom, Cachaça e Mania, Epitácio Pessoa, Belo Xote, Forró Direito e Banda Cafuné. Estão sendo oferecidos R$ 30 mil em prêmios para as dez quadrilhas classificadas. "O Parque de Exposições, localizado no Centro da cidade, será transformado no maior arraial do Cariri", promete o presidente do Grupo Gestor da Expocrato, Francisco Leitão, acrescentando que o evento vai aquecer as turbinas para a Expocrato, que será realizada de 10 a 17 de julho.

São cinco dias de festa e comidas típicas. "Está sendo montada uma fogueira dentro do Parque com o objetivo de aquecer os ânimos dos dançarinos de quadrilhas", diz Leitão, destacando que este ano, o Expossãojoão está sendo feito em parceria com a Prefeitura Municipal. Antes, nesta época do ano, a Secretaria de Cultura, Esporte e Juventude do Crato promoviam o chamado "Crato São João Festeiro", no Centro Cultural do Araripe. "Agora, com o apoio do Estado, a festa ganhou outra dimensão", ressalta a secretária de Cultura do Município, Daniele Esmeraldo.

A coordenação do evento está cobrando um preço simbólico pelo ingresso. Cada participante entregará na portaria um quilo de alimento não perecível. No final da festa, os alimentos serão distribuídos com instituições de caridade. O objetivo da doação, segundo o presidente do Grupo Gestor da Expocrato, é dar um sentido social ao evento. Os organizadores esperam receber mais de 100 mil pessoas nestes cinco dias de festa.

Na periferia da cidade e na zona rural predomina a tradição de fazer fogueiras na noite do dia 23 para o dia 24. A fogueira continua a ser um dos grandes símbolos das festas do mês de junho.

FONTE: Diário do Nordeste

Nenhum comentário:

Postar um comentário

COMENTÁRIOS