terça-feira, 21 de junho de 2011

CENTRO DE FORMAÇÃO PROFISSIONAL

Unifor capacita 300 novos profissionais




Clique para Ampliar

O vice-reitor de Extensão e Comunidade Universitária, Randal Martins Pompeu, faz a entrega do diploma a um dos concludentes do CFP. Desde 2002, já formou mais de dez mil alunos
FOTO: KID JÚNIOR
Além dos certificados dos cursos profissionalizantes, a Unifor entrega 25 carteiras de trabalho

O significado do compromisso com a extensão universitária, ou seja, onde os alunos da comunidade acadêmica levam o conhecimento adquirido dentro do campus para sociedade, pôde ser visto ontem, com a entrega de 300 certificados aos concludentes dos cursos do Centro de Formação Profissional (CFP), coordenado pela Divisão de Responsabilidade Social, da Universidade de Fortaleza (Unifor), no semestre 2011.1.

Integra esse grupo a dona de casa Maria São José de Moura Silva, 55 anos, que concluiu o curso de auxiliar administrativo. Para ela, que se formou em administração de empresas em 1985 e nunca atuou na área, a iniciativa da instituição representa a oportunidade de inserção no mercado de trabalho.

"Logo que me formei fui cuidar de pessoas enfermas pertencentes à minha família, assim como da formação das minhas duas filhas. Hoje, os enfermos já se foram, as filhas já estão criadas, e eu estou lúcida, acreditando que sou capaz de começar tudo agora", declarou.

Mais do que acreditar no recomeço, os 300 alunos que estavam na solenidade tinham recuperado a capacidade de sonhar. Como bem retratou o trabalhador autônomo José Ribeiro Santos Filho, 53 anos: "Neste semestre fiz dois cursos, e em ambos eu aprendi mais do que a técnica das disciplinas, comecei a encarar as coisas com amor, seriedade, a acreditar que sou mais que um espectador, também sou parte integrante da sociedade", disse.

Responsabilidade SocialO vice-reitor de Extensão e Comunidade Universitária, Randal Martins Pompeu, explicou que além de resgatar sonhos, os cursos traduzem a filosofia da Unifor, "da universidade solidária, comprometida com a responsabilidade social, e que acredita no investimento no capital humano para aumentar o capital social", explicou.

A reitora da instituição, Fátima Fernandes Veras, acrescentou que repassar o conhecimento produzido dentro da Unifor é uma forma de beneficiar a comunidade, "dando oportunidade às pessoas de se reposicionarem no mercado de trabalho, conseguirem o primeiro emprego, assim como ensinar a crescer e se aprimorarem", concluiu. Pelo visto, essa mensagem tem sido repassada de forma direta, sem ruídos. É o que se conclui através da opinião da estudante Jaciara Almeida, 21 anos. "Moro na Abreulândia, mas me esforço para fazer cursos, pois sei da importância de me aperfeiçoar", disse.

Cidadania
Além da concessão dos certificados aos alunos capacitados pela instituição, houve também a entrega de 25 carteiras de trabalho, como ilustração do que a Universidade de Fortaleza pretende apresentar para o segundo semestre deste ano.

"Isso é fruto da parceria com o Sine/IDT, pois, para o segundo semestre, pretendemos emitir carteiras profissionais para todos os alunos aprovados e certificados pelo CFP", informou a chefe do Centro, Mariana Dionísio de Andrade.

GratuitosO CFP existe desde 2002, e de lá para cá já formou mais de 10 mil alunos. Ao todo são oferecidos 82 cursos diferentes, todos gratuitos e disponibilizados em três horários: manhã, tarde e noite. As aulas são contínuas e a duração dos programas varia de dois a três meses. A lista dos cursos pode ser acessada no site da Unifor.

THAYS LAVORREPÓRTER

FONTE: Diário do Nordeste

Nenhum comentário:

Postar um comentário

COMENTÁRIOS