Nesta sexta-feira (01), a Associação dos Municípios do Estado do Ceará (Aprece) realizou uma assembleia extraordinária com a participação de dezenas de prefeitos e prefeitas cearenses. O objetivo do encontro, realizado na sede da entidade, em Fortaleza, foi tratar de diversas temáticas relevantes para os municípios, com destaque para as providências que a entidade está tomando diante das fiscalizações feitas pelo Ministério Público e Polícia Federal, bem como a forma equivocada com que a imprensa vem divulgando informações a respeito desse assunto.

De acordo com o advogado Valdetário Monteiro, a orientação inicial é que os gestores informem todas as suas licitações ao Ministério Público, façam consultas e peçam acompanhamento dos processos. Como a Aprece solicitou do MP informações sobre quais investigações estão em andamento nos municípios e a quais períodos se referem, ele recomendou que os prefeitos respondessem prontamente os questionamentos que surgirem.
Segundo Valdetário Monteiro, o grande objetivo dessa iniciativa da associação é o de defender institucionalmente o município enquanto ente federativo. O advogado deixou claro que a consultoria jurídica oferecida pela Aprece é uma prova do comprometimento da entidade com seus associados. Frisando que os gestores merecem ter garantidos os princípios do contraditório, da ampla defesa e da presunção de inocência; Valdetário Monteiro afirmou que “toda generalização acarreta malefícios sérios e de efeitos incalculáveis não só para os gestores mas para a própria municipalidade”. Disse isso ao se referir as matérias veiculadas sem critério pela imprensa local sobre a suposta participação de prefeitos em ações ilícitas.
A presidente da Aprece, Eliene Brasileiro, ressaltou as diversas ações da entidade em prol da transparência das gestões municipais. Falou, por exemplo, sobre a importância do Diário Oficial dos Municípios – ferramenta digital oferecida pela Aprece para a publicação de todos os atos administrativos, de licitações e contratos, relatórios, normas e editais municipais. Durante a assembleia extraordinária, e mediante votação dos gestores, foi estabelecido que todos os municípios filiados devem aderir ao Diário Oficial, como forma de aumentar a transparência dos atos municipais.
Diversos prefeitos presentes na reunião aproveitaram para externar a satisfação com as providências tomadas pela Aprece. “Esse é um momento histórico. Saímos hoje daqui fortalecidos, com a certeza de que teremos a oportunidade de lutar em defesa do respeito à missão que aceitamos ao assumirmos o cargo de prefeito”, disse o prefeito de Quixeramobim, Edmilson Júnior. Em um pronunciamento emocionado, o prefeito de Itaitinga, Abdias Oliveira, parabenizou a Aprece pela iniciativa e frisou que esse é um momento fundamental de união entre os prefeitos cearenses.

Nenhum comentário:
Postar um comentário
COMENTÁRIOS