171 municípios do Ceará terão metas de qualidade para atenção básica de saúde.
De acordo com o Ministério da Saúde, a medida pode dobrar os recursos para o setor. Inicialmente, os gestores que aderiram à rede de atenção receberão 20% a mais dos recursos específicos para o financiamento do setor – PAB variável - e poderão dobrar o incentivo com a qualificação das equipes e dos serviços ofertados à população nas UBSs.
A estratégia teve grande adesão nacional, sendo que 71% dos municípios do País aderiram ao “Saúde Mais Perto de Você - acesso e qualidade”. "Ao todo, 17,669 mil equipes de atenção básica vão receber o componente de qualidade, o que representa um valor adicional mensal de até R$ 1.700,00 por grupo de imediato, podendo chegar a R$ 8.500, dependendo das avaliações", promete o Ministério da Saúde.
A partir de março de 2011, todas as unidades serão visitadas por uma equipe de avaliação externa, que realizará certificação do serviço. Além de entrevistas realizadas dentro das UBSs, também serão visitados em casa, 170 mil usuários, que serão questionados sobre a qualidade dos serviços e atendimentos que receberam nas UBSs.
UF
|
MUNICÍPIO
|
Total de Equipes homologadas
|