A princípio, Ronaldo Angelim não parece ter se animado a voltar para o Pici, mas agora deseja retomar negociações.
Entre marchas e contra-marchas segue o namoro do Fortaleza com o zagueiro Ronaldo Angelim. Depois de muito tentar, o Leão havia encerrado as negociações com o jogador, mas ontem, em entrevista ao "Globo Esporte.com", direto de Juazeiro do Norte, Ronaldo Angelim confessou que o interesse do Tricolor por ele ainda continua e que ele está pronto para reatar o "namoro".
Na primeira semana de 2012, o presidente do Fortaleza, Osmar Baquit, em um de seus inúmeros telefonemas para o ídolo da torcida tricolor, disse que estava disposto a ir a Juazeiro para negociar pessoalmente o retorno do atleta ao Leão. "Vamos conversar pessoalmente que é melhor", solicitou Baquit, ao que ouviu do outro lado da linha: "presidente, estou com uma contusão no joelho e preciso fazer um tratamento. Não posso negociar agora", teria dito o atleta, já desligado do Flamengo.
Baquit sentiu que estava havendo um desinteresse do jogador em voltar a jogar no Fortaleza e encerrou as negociações. "O presidente diz que não fez uma nova proposta ao Angelim e informou que agora, só se o próprio jogador reabrir o canal de negociações", informou, por telefone, direto de Beberibe - onde o time realiza a pré-temporada -, o assessor de imprensa, Nodge Nogueira. O contato direto com Baquit foi impossível, porque ele evitou qualquer entrevista.
O fato é que Angelim está novamente disposto a conversar com o pessoal do Fortaleza, conforme ele mesmo declarou nesta terça-feira. "O presidente Baquit ligou para mim, mas eu disse que ainda não. Ainda estou me recuperando de uma pancada que tomei no joelho, numa partida beneficente em Morada Nova. Mas agora já estou quase bem. Acho que terei meu futuro decidido ainda nesta semana", disse o jogador.
Advertência
Ronaldo Angelim, também na entrevista ao "Globo Esporte.com", fez uma advertência aos dirigentes e à torcida, que poderão estar com uma expectativa exagerada a respeito do seu retorno. "Posso até jogar no Fortaleza. O presidente tem boa vontade e me fez a proposta, mas só quero que entendam que aos 36 anos não posso salvar a pátria de ninguém", avisou. O zagueiro quer jogar por mais dois anos e depois encerrar a carreira. A entrevista de Angelim até surpreendeu o diretor de futebol do Leão, Jorge Mota, que disse: "eu pensei que esse assunto já estava superado. Pelo menos por mim".
Em Beberibe, ontem, houve treino técnico e chutes a gol. No sábado, o time realiza um amistoso, às 16 horas, no Estádio Alcides Santos, contra o Trairiense. Em seguida, o grupo retorna para o hotel em Beberibe.
´Sobreviventes´ da avaliação
Desde que chegou ao Fortaleza, o técnico Nedo Xavier disse que gostaria de conhecer os jogadores das categorias de base para ver se poderia aproveitar algum jogador. De imediato, o técnico Jorge Veras colocou todo o elenco que foi campeão cearense Sub-20 de 2011 sob seu comando para Nedo avaliar.
O técnico do Leão observou os garotos durante vários dias, realizando coletivos entre o Sub-20 e o Sub-18, que foi para a Copa São Paulo. Chegou atá a colocar a garotada contra os profissionais. Havia dias em que até 10 jogadores da base estavam sob seus olhares. Atletas como Erivélton, Eládio, Bruno, Renato, Paulo Júnior, Samuel, Riquelme, Danilo, Jéfferson e Canga foram os que mais se apresentaram diante do comandante. Resultado: só o zagueiro Renato, o volante Jéfferson e o goleiro Erivélton passaram no funil das avaliações e hoje estão com o grupo na pré-temporada em Beberibe.
Jéfferson, de 19 anos, é um volante canhoto, que veio de Aracoiaba. Com marcação forte e bom passe, suas atuações agradaram ao treinador. O goleiro Erivélton já disputou várias Copas São Paulo pelo Fortaleza e está praticamente pronto para ser utilizado. Já o zagueiro Renato, curiosamente, passou pela base do Ceará na época do técnico PC Gusmão. Com 20 anos e bom posicionamento na zaga, também agradou. "Vou aproveitar muito essa chance, porque no início do ano de 2011 eu estava jogando na 3ª Divisão", disse ele.
Copa SP
O time Sub-18 do Fortaleza venceu o Sumaré por 2x1, mas está eliminado da Copa São Paulo, pois não conseguiu se classificar entre os oito melhores da competição deste ano.