O Banco de Leite do Hospital Infantil Albert Sabin (Hias) recebeu, no ano passado, a doação de 714 litros de leite humano, que serviu para alimentar 485 bebês que estiveram ou continuam internados na instituição. Esse ato de solidariedade partiu de 439 mães voluntárias, que ficaram sabendo do serviço por meio do site institucional www.hias.ce.gov.br, por intermédio de campanhas ou através de amigos e familiares. "É muito importante o reconhecimento do nosso trabalho. Percebemos que as mães confiam no nosso atendimento e acabam passando a informação adiante", comenta a coordenadora do Banco de Leite do Albert Sabin, Erandir Freitas.
A quantidade de leite recebida, em 2011, foi suficiente para 3.880 dietas. Ou seja, cada criança interna recebeu oito alimentações por dia, de acordo com a prescrição médica. Atualmente, o banco é responsável pelo atendimento de 34 bebês que estão hospitalizados nas Unidades de Terapia Intensiva (UTIs) e consomem três litros de leite por dia. São bebês de baixo peso, prematuros, que não conseguem mamar diretamente no seio da mãe.
Além de realizar a coleta, o processamento, o fracionamento e a distribuição do leite humano doado, o setor ainda promove e incentiva o aleitamento materno. No ano passado, a equipe multidisciplinar do setor prestou 410 atendimentos a mães com dificuldades para amamentar. O time que ajuda a salvar vidas é formado por médica, enfermeiras, terapeutas ocupacionais, bioquímica, auxiliares de laboratório, auxiliares de enfermagem e motorista.
Ligação gratuita
Através do telefone 0800.280.4169, ligação gratuita, as mães interessadas em doar recebem orientações sobre a retirada do leite e os cuidados com o acondicionamento. Para estocar, podem ser utilizados vidros de maionese ou café solúvel esterilizados. O leite deve ser conservado no congelador por até 10 dias. A coleta do leite doado é feita gratuitamente em domicílio.
Na rede estadual, além do Hospital Infantil Albert Sabin, outros dois hospitais têm banco de leite. No Hospital Geral Dr. César Cals, a doação do leite materno pode ser feita pelo telefone 0800 2865678, ligação gratuita. No Hospital Geral de Fortaleza o telefone para receber ligações de mães interessadas em doar leite é o 31013298.
Raquel Mourão/ Selma Oliveira Assessora de Comunicação do Hospital Albert Sabin/ Assessora de Comunicação da Sesa (85) 9925-9444, 3256-1574, 87338213/ 31015221 |
FONTE: http://www.saude.ce.gov.br/index.php/noticias/45117