Em cada fórum haverá, pelo menos, dois PMs de prontidão, numa forma de proteger os juízes e promotores de ataques.
Os fóruns das cidades do Interior e da Região Metropolitana de Fortaleza ganharão a presença de policiais militares. A medida foi tomada pela Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS) e pelo Comando da Polícia Militar, atendendo a uma solicitação da presidência do Tribunal de Justiça do Estado do Ceará (TJCE). A ordem de reforço foi publicada no Boletim do Comando Geral (BCG), na última sexta-feira (10).
Os últimos episódios em fóruns do Interior levaram o TJCE a implementar uma série de medidas de segurança, conforme o Diário do Nordeste noticiou, com exclusividade, na semana passada. Ontem, o jornal publicou uma entrevista com o desembargador Teodoro Silva Santos, presidente da Comissão Permanente de Segurança daquela Corte. O magistrado falou dos últimos acontecimentos e as providências adotadas.
No Interior, cada Fórum deverá contar com, pelo menos, dois policiais militares fazendo a segurança durante o período de funcionamento. No caso das cidades onde existam apenas destacamentos, os PMs terão que fazer a vigilância em pontos bases (PBs) próximos dos prédios que abrigam as atividades do Judiciário e do Ministério Público.
As medidas foram acertadas entre o TJ e a SSPDS em reunião que contou com a presença do secretário da Segurança, Francisco José Bezerra; e o desembargador Teodoro Silva Santos.
Armas
Segundo o assistente militar do TJ, major PM Augusto Nirlando, outra medida adotada foi o recolhimento de armas apreendidas que estavam guardadas nos fóruns. No ano passado, foram recolhidas 14.525 armas, sendo 10.507 no Interior e 4.018 em Fortaleza. Neste ano (até o último dia 2), foram recolhidas 1.489, sendo 1.274 no Interior e 215 na Capital. Cinco fóruns foram atacados.
ARSENAL
14,5 mil armas de fogo que estavam nos fóruns da Capital e Interior, no ano passado, foram recolhidas por ordem do Tribunal de Justiça. Só neste ano, já foram 1.489 armas