Os serviços serão prestados, a partir de hoje, no ginásio Paulo Sarasate, onde as 13 zonas funcionarão.
A partir de hoje, o atendimento ao eleitor fica concentrado no Ginásio Poliesportivo Paulo Sarasate. Todos os servidores do Tribunal Regional Eleitoral (TRE) do Ceará, além de promotores e juízes eleitorais, se deslocarão ao equipamento para prestarem os serviços à população. Durante este período que antecede as eleições municipais, a principal demanda é para os cadastramentos eleitorais. Cerca de 750 emissões foram realizadas diariamente no mês de abril, segundo a chefe da Central de Atendimento, Ingrid Macêdo.
O trabalho de atendimento nos cartórios eleitorais de Fortaleza permaneceu intenso até o último dia em que os procedimentos foram realizados na Central de Atendimentos ao Eleitor. Na última sexta-feira, quando as atividades se encerraram naquele local, era expressivo o número de pessoas a procura regularizar o título ou realizar o alistamento eleitoral.
O público jovem é o que mais tem procurado os cartórios para solicitar o alistamento do título de eleitor, principalmente após as campanhas realizadas pela Justiça Eleitoral no rádio e na televisão para estimular que o eleitor regularize sua situação. "Em época não eleitoral, temos uma média de 300 atendimentos por dia. Desde o dia 9 de abril, isso passou para mil e até para 1.400 em alguns dias. Isso mostra que, neste período, o número de eleitores chega a quintuplicar em Fortaleza", ressalta Ingrid Macêdo.
Hoje, inicia o processo de mutirão do TRE, no ginásio Paulo Sarasate, com o objetivo de realizar procedimentos para o maior número de pessoas possível. A estrutura montada, conforme informou a chefe da Central de Atendimento, servirá para a prestação de serviços a até 8 mil pessoas diariamente e contará com um efetivo de pelo menos 350 pessoas para o atendimento, incluindo juízes e promotores.
Procedimentos
O funcionamento das atividades na quadra do ginásio acontecerá todos os dias, das 8 horas às 18 horas. Nos feriados, as pessoas serão atendidas até o meio dia. Os procedimentos adotados no ginásio Paulo Sarasate serão os mesmos prestados na Central de Atendimento e na Casa do Cidadão, como cadastramento eleitoral, mudança de domicílio e regularização de cadastro. Serão dez dias de funcionamento ininterruptos, que findarão no próximo dia 9 de maio.
O motivo para o mutirão de atendimento no ginásio Paulo Sarasate é porque a estrutura física do TRE não comporta a quantidade de pessoas que buscam regularizar sua situação no Tribunal apenas no final do prazo.
"Todas as 13 zonas estarão funcionando no ginásio, com 165 computadores a disposição dos 350 funcionários. Pretendemos prestar o melhor serviço possível para que as pessoas saiam com seus títulos e satisfeitas com nossos serviços", salientou a chefe da Central de Atendimento ao Eleitor, Ingrid Macêdo. A partir do dia 14 de maio e até o dia 27 de setembro, os cartórios eleitorais estarão realizando apenas a emissão da 2ª via dos títulos, desde que o eleitor esteja com sua situação em ordem, sem nenhuma pendência com a Justiça Eleitoral.
Irregular
A reportagem do Diário do Nordeste presenciou, mais uma vez, o transporte irregular de eleitores praticado por parlamentares da Capital cearense. Na tarde a última sexta-feira, um veículo com adesivos contendo o nome do vereador Marcílio Gomes (PSL) foi avistado nas proximidades do Fórum Péricles Ribeiro, desembarcando alguns eleitores que se dirigiam para a Central de Atendimento.
Ainda se encontra no pátio do Fórum uma kombi apreendida pelos servidores do TRE há algumas semanas, que também estariam transportando, irregularmente, eleitores de um outro político local. Este é o problema mais frequente durante o processo de cadastramento de novos eleitores em Fortaleza durante o período pré-eleitoral, mas o órgão não possui pessoal nem prerrogativa para realizar a prisão ou apreensão desses veículos.
Cabe à Polícia Federal (PF) investigar e impedir que outros casos como esses venham a acontecer. De acordo com Ingrid Macêdo, o juiz eleitoral Mário Parente Teófilo Neto já teria entrado em contato com a superintendência da Polícia Federal para ajudar na fiscalização, a fim de impedir estas ações.
Efetivo
350 funcionários serão deslocados ao ginásio para prestar o serviço. De acordo com o TRE, a estrutura montada comporta o atendimento de 9 mil eleitores por dia.