quarta-feira, 23 de maio de 2012

OLIMPÍADAS 2012: Atleta de Pacatuba com a mão na vaga


Competidora cearense do lançamento do dardo supera marca da CBAT exigida para os Jogos de Londres no GP do Rio.  

"Estou feliz por ter obtido a marca de 60,21m, a melhor da carreira, no lançamento do dardo do GP Caixa do Rio de Janeiro. Esse resultado, por enquanto, garante a minha vaga na equipe que representará o Brasil nos Jogos de Londres-2012".

Essas palavras são da atleta cearense, da cidade de Pacatuba, Laila Ferrer e Silva, medalha de ouro do Grande Prêmio Brasil Caixa de Atletismo, evento que foi disputado domingo passado (20/05), no Estádio Olímpico do Engenhão, no Rio de Janeiro.

Além do lugar mais alto do pódio, o lançamento de 60,21m de Laila com o dardo no GP do Rio ultrapassou o índice mínimo exigido pela Confederação Brasileira de Atletismo (CBAt) - 59,75m -, para a atleta figurar entre as candidatas a uma vaga nas Olimpíadas de Londres.

"Realmente superei o índice olímpico A da CBAt, assumi a liderança dos rankings nacional e sul-americano e fiquei próximo da vaga em Londres 2012, mas ainda há competições fortes e outras adversárias de olho na classificação para a Olimpíada", argumenta a cearense Laila, da equipe do Clube Pinheiros/SP.

Saiu na frente

Na briga para competir em Londres no lançamento do dardo, Laila saiu na frente com os 60,21m do GP Caixa do Rio. E se essa marca não for superada, a atleta de Pacatuba vai se juntar à conterrânea (velocista) Ana Cláudia Lemos no time verde-amarelo que brigará por medalha nas Olimpíadas.

As outras rivais de Laila no lançamento do dardo são Jucilene Sales e Alessandra Nóbrega, ambas da equipe BM&F. Jucilene, que é paraibana, tem como melhor marca até agora 57m48. Já Alessandra, que lançou o dardo a 59m em 2008, aparece hoje com a marca de 54,55 metros.

Ritmo forte

Mas apesar de estar com a mão na vaga, Laila segue trabalhando em ritmo forte com o técnico paulista Pedro Rivail Attílio.

"Três vezes por semana treino numa academia em Santo André. E nos outros três dias o treino é no Centro Olímpico, em São Paulo. Quando não tenho competição, o domingo é de folga", informa a atleta pacatubense.

A pupila do técnico Pedro Rivail disse que está treinando intensamente "para melhorar a sua atual marca, que ainda está a 1,29m do índice A da Federação Internacional de Atletismo (IAAF), de 61,50m. Quero ir a Londres não para passear, mas para brigar por medalhas na prova", ressaltou a atleta cearense.

Convocação

Como afirma a bicampeã do Troféu Brasil (2010/11), antes da definição da vaga para os Jogos Olímpicos de Londres, haverá duas competições fortes. "Primeiro, o Campeonato Ibero-Americano, que acontecerá na cidade de Barquisimeto, na Venezuela, no período de 8 a 10 de junho. E depois teremos o Troféu Brasil 2012, que será disputado no fim de junho, no ginásio do Ibirapuera, em São Paulo".

Saiba mais

Braço rápido

Laila Ferrer foi descoberta para o atletismo e o lançamento do dardo pelo professor Américo Ximenes. Ela entrou no curso de Educação Física da Unifor em 2005, e o coordenador do curso, à época Ximenes, a chamou para fazer um teste, pois percebeu que ela tinha um braço rápido por já ter jogado handebol

Pós-graduação

A Educação Física não saiu da vida de Laila, que conseguiu a licenciatura na disciplina em 2010 e no ano passado alcançou o título de bacharela. Atualmente realiza pós-graduação e pretende ser técnica no futuro

Perfil

Laila Ferrer e Silva nasceu em Pacatuba, em 31/07/1982, tem 1,80m, pesa 80kg e é bicampeã do Troféu Brasil - 2010 e 2011.



FONTE: http://diariodonordeste.globo.com/materia.asp?codigo=1140776