terça-feira, 24 de julho de 2012

“O candidato que compra votos, ou rouba ou vai roubar”


Eleições 2012“O candidato que compra voto, ou rouba ou vai roubar” essa celebre frase foi proferida pelo saudoso Arcebispo de Fortaleza, Cardeal Dom Aloisio Lorscheider, e serve muito para refletirmos sobre o momento da política em Quixadá.
Quanto se gasta numa campanha eleitoral? Com certeza essa indagação é presente na vida de muitos quixadaenses. Se formos levar em consideração às previsões de valores declarados a justiça eleitoral, com certeza chegar-se-á a conclusão que muitos candidatos, principalmente a vereador, informam muito a quem daquilo que verdadeiramente irão gastar.
Afinal o que se vê nas ruas são megas estruturas que impressionam. Se não vejamos: Contratação de cabos eleitorais, carros e paredões de som, jingles variados, gasolina, cartazes, santinhos, adesivos os mais variados, contratação de equipes de campo, equipes para bandeiraços, equipes para panfletagem, e muitos outros gastos.
Afora muitas outras despesas que saem do controle do candidato que deve dispor de uma boa soma financeira para bancar isso e muito mais.
É comum se ouvir falar em compra de votos, o que é combativo veemente pela justiça eleitoral. O infrator, caso seja flagrado, é punível com a perda do registro e se eleito com a perda do mandato.
Candidatos a cargos públicos precisam levar em consideração que os eleitores estão atentos a tudo que envolve a vida deles: pessoal, profissional e financeiro, etc.
Numa democracia forte, essa atitude precisa ser louvada e compreendida pelos candidatos. E uma forma para valorizar a atenção que os eleitores têm com as pessoas que eles almejam ver eleitos, seriam agir com seriedade na hora de declarar os gastos de campanha honestamente.
Lembre-se que muitas vezes por trás de uma grande estrutura pode estar um candidato corrupto onde a sua finalidade primordial é chegar ao poder a qualquer custo e isso pode trazer prejuízos incalculáveis a nossa cidade, atingindo em cheio o nosso povo, principalmente os mais carentes.
Portanto cuidado não acredite em campanhas milionárias e não venda seu voto. 
ESTAMOS DE OLHO…