Chegou a hora de se preparar para a Copa 2014. Programa oferece cursos de idiomas e profissionalizantes.
Uma boa notícia para aqueles que pretendem se qualificar em sua área de atuação tendo em vista a Copa do Mundo 2014. O Ministério do Turismo reabriu, na última sexta-feira, as inscrições do programa Pronatec Copa. Até o próximo dia 16 de julho, os interessados podem se inscrever para as 40 mil vagas distribuídas em 117 municípios brasileiros.
Recepcionista de hotel Andréia Aragão está empolgada com a possibilidade de aperfeiçoar o seu Espanhol e aprender outra língua Foto: Lucas de Menezes.
Para concorrer a uma das vagas do programa, os interessados deverão solicitar o ingresso exclusivamente pelo site:www.pronateccopa.turismo.gov.br. No total serão 29 cursos profissionalizantes para ocupações da área de turismo e, ainda, capacitação nos idiomas Inglês, Espanhol e Libras (Língua Brasileira de Sinais). Os cursos são integralmente presenciais, gratuitos e duram entre 160 e 360 horas/aula. As aulas serão ministradas em unidades dos parceiros executores do programa: entidades do Sistema S e institutos federais de educação.
O garçom Heriberto Feitosa Garcia, 28, diz que o curso é uma oportunidade única e que não vai perder. “É uma chance de ouro. Vou me especializar na minha área e ainda por cima vou dar uma estudada no Inglês e Espanhol. Em épocas de competições internacionais, é sempre interessante saber um pouco de outra língua”, afirmou.
As empresas locais que tenham interesse em formar turmas de colaboradores devem entrar em contato com as unidades estaduais/municipais do Senac ou pela central telefônica do Ministério do Turismo: 0800606-8484. Todos os empreendimentos participantes receberão uma identificação do governo federal, atestando que o estabelecimento fez parte da preparação do País para a Copa do Mundo de 2014.
Portadores de deficiências, profissionais que já trabalham com turismo e moradores das seis cidades-sede da Copa das Confederações 2013 terão prioridade na pré-matrícula. Nesta etapa, os cursos de Inglês e Espanhol são exclusivamente ofertados para empregados do setor de turismo. Para todos os candidatos, a idade mínima exigida é 18 anos. Após a confirmação de matrícula, os alunos terão direito a auxilio estudantil (transporte e alimentação).
Conforme o Ministério do Turismo, somente durante os 30 dias da Copa de 2014, a expectativa é que 600 mil estrangeiros visitem o Brasil e três milhões de brasileiros circulem pelo País. Em 2014, a projeção do MTur é que o país receba 7,2 milhões de turistas estrangeiros, que deixarão US$ 9,2 bilhões em divisas.
“Vai ser ótimo me capacitar. Vou aperfeiçoar o meu Espanhol e, quem sabe, também aprender outra língua”, disse Andréia Aragão, 25 anos, recepcionista de hotel. Riccelli Marques, 25 anos, chefe do setor de recepção do mesmo hotel, disse que já fala duas línguas - o Inglês e o Espanhol - e que no curso vai procurar estudar outras coisas relacionadas ao Turismo, e também quer aprender Francês.
Gioras XerezRepórter
FONTE: http://diariodonordeste.globo.com/materia.asp?codigo=1155509