sábado, 17 de novembro de 2012

VALE DO JAGUARIBE: Criança Esperança dá apoio a projeto no CE


Trabalho com crianças e jovens do município cearense receberá apoio financeiro para atividades em 2013.

Jaguaruana As crianças atendidas pelo Projeto A Caminho da Cidadania tiveram mais uma conquista. Recentemente, o trabalho foi contemplado pelo Criança Esperança, da Rede Globo, e receberá recursos para desenvolver as atividades em 2013. O projeto foi idealizado pela diretoria da Associação de Moradores da Comunidade de Tabuleiro que, pela quarta vez, participou da seleção nacional de trabalhos. Essa conquista dará mais oportunidade para ampliar o número de crianças atendidas em Jaguaruana.

As crianças recebem noções de música por meio do canto coral, ao mesmo tempo em que aprendem lições de cidadania que vão servir para todos os aspectos da vida, na comunidade de Tabuleiro Fotos: Ellen Freitas

A ideia do projeto surgiu diante das necessidades vividas pela comunidade, localizada na periferia da cidade. As famílias são carentes, a maioria vive da fabricação artesanal da rede de dormir, produto tradicional da cidade. Problemas como habitação e falta de saneamento são comuns, mas a população se mantém unida em busca de uma melhoria na qualidade de vida. Diante dessa realidade, a Associação de Moradores elaborou o projeto para atender as crianças do bairro.

Contra a ociosidade

"As crianças ficavam na rua, sem ter o que fazer, ociosos. A gente sabe que a rua oferece muitos tipos de perigo. Então, desenvolvemos o projeto para ir contra as atrações negativas que a rua oferece", explica um dos diretores da Associação de Moradores, Hamilton Filho.

O projeto teve início em 2009, contando como primeiro parceiro a Associação Futuro da Criança, uma ONG que desenvolve trabalhos em comunidades carentes do município. Os recursos da Associação são oriundos da ChildFund Brasil, filiada à ChildFund Internacional, que beneficia, por meio de projetos sociais, mais de 140 mil crianças só no Brasil. A comunidade de Tabuleiro foi uma das grandes beneficiadas com a parceria, juntamente com as de Carnaubal, Cantinguinha e Alto, que também são parceiras da Associação Futuro da Criança, no município.

A partir daí, o projeto começou a dar os primeiros passos, oferecendo às 150 crianças aulas de música, com oficinas de canto coral, flauta doce, fanfarra e outras atividades ligadas à cultura, lazer e cidadania. Participam das atividades crianças e jovens entre 6 e 18 anos. Hoje o projeto atende mais de 200 beneficiados, muitos vindos de bairros vizinhos para participar das aulas, em atividades realizadas no contra turno das escolas. O projeto não possui sede. O principal local das atividades é na brinquedoteca, localizada na própria comunidade de Tabuleiro. As escolas são grandes parceiras pela boa estrutura dos espaços físicos, ideais para atender às necessidades dos alunos.

Aulas de flauta doce estão entre as atividades mantidas pelo Projeto A Caminho da Cidadania, do qual participam cerca de 200 crianças e jovens na faixa etária de 6 a 18 anos. As parcerias garantem o trabalho


Hamilton sempre procurou parceiros para manter o projeto, que realiza o trabalho há três anos. "No início tivemos parceiro o Futuro da Criança, depois o Banco do Nordeste e a Secretaria de Trabalho e Ação Social do Estado. Em todos os anos nós tentamos melhorias para conseguir outras parcerias", explica.

Pela quarta vez, o projeto concorre ao edital do Criança Esperança, que é lançado em Julho, para financiamento dos trabalhos selecionados. Este ano, o projeto da Associação comunitária de Tabuleiro foi contemplado e a conquista é motivo de orgulho para os moradores. "Ficamos muito felizes. Essa parceria vem para complementar as ações que realizamos, principalmente na questão de melhorar o material, os instrumentos musicais e também para ampliar o número de crianças atendidas" comemora Hamilton.

Para a coordenadora da Associação Futuro da Criança, Denise Valete, a conquista de mais essa parceria fortalece as ações voltadas para a criança no município, principalmente diante da crescente violência que tem afetado vários bairros da idade.

Além do amparo, as aulas contribuem para o desenvolvimento afetivo, emocional e cognitivo das crianças. O instrutor de música Pedro, que realiza o trabalho há quatro anos, nota nos alunos mais dedicação nas aulas e também a melhoria do desempenho na escola, já que o projeto funciona em parceria com professores e diretores. "Eles têm aprendido também a serem críticos com relação à boa música, já que o que se houve muito são músicas de duplo sentido. Essa atitude contribui para o crescimento deles", conta o professor.

Um dos alunos beneficiados com o projeto é o jovem Francisco José, de 13 anos, que participa do projeto há três anos. Ele mora com a mãe e os dois irmãos mais novos na comunidade de Tabuleiro. Todos participam dos trabalhos. Segundo ele, a mãe fica feliz em saber que eles estão em um lugar seguro participando das atividades.

Em dezembro, Hamilton viaja como representante da comunidade para apresentação de todos os projetos contemplados pelo Criança Esperança que, a partir de janeiro, começa a destinar os recursos.

Vitória
"Nosso objetivo maior é tirar as crianças da ociosidade, trabalhando atividades ligadas à cultura, arte, educação".
Denise ValenteCoord. da Assoc. Futuro da Criança

"Ser contemplado com o Criança Esperança não é só uma vitória nossa, mas de todos, comunidade e cidade".
Hamilton FilhoDa Assoc. de Moradores de Tabuleiro

Mais informações:
Projeto A Caminho da Cidadania
Travessa Antônio Soares da Silva 1123 - Bairro Alto Jaguaruana
Vale do Jaguaribe
(88) 9984.6000 / 3418.1287

ELLEN FREITASCOLABORADORA 

FONTE: http://diariodonordeste.globo.com/materia.asp?codigo=1204209