O setor hoteleiro do município está em expansão e acompanha tendência para eventos culturais e esportivos.
Quixadá A chegada do Ano-Novo e com ele a nova administração municipal, tendo à frente o empresário João Hudson Bezerra, conhecido como "João da Sapataria", são aguardadas com expectativa pelo setor hoteleiro deste município. Há promessa de revitalização dos pontos turísticos, restauração da malha viária e limpeza da cidade.
O evento Cross Country de voo livre tornou-se referência internacional para os praticantes de esportes radicais. A cidade prova o potencial para o setor turístico, que deverá ser incrementado em 2013 Fotos: Alex Pimentel
Hotel Vale das Pedras atende o perfil dos turistas estrangeiros que chegam à cidade para as práticas de parapente e asa delta
Estas iniciativas, associadas às belezas naturais adequadas para a prática de esportes radicais, principalmente o voo livre e montanhismo, deverão aquecer ainda mais os negócios do turismo em 2013. A taxa de ocupação nos hotéis deve crescer, em média, 30% a partir do segundo semestre, segundo estimam os empresários do setor.
Apostando nesses incrementos, o número de hotéis multiplicou na última década em Quixadá. Já são 15, além de várias pousadas. Hoje é possível receber mais turistas nos períodos de alta estação e no calendário de eventos da cidade.
A Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Turismo do Município ainda não tem os números consolidados do setor. Porém, estimativas apontam para cerca de mil leitos disponíveis aos diferentes perfis econômicos de visitantes.
O último deles, o Vale das Pedras Hotel, começou a funcionar no início deste ano. Já está sendo palco de uma série de confraternizações. Na segunda-feira, realizará o seu primeiro Réveillon.
Os empresários Antônio Almeida e Islânia Holanda realizam a festa da virada de ano há mais de uma década no Pedra dos Ventos Resort, situado no Distrito de Juatama. Este ano, a festa será mais especial ainda, com o tema "35 anos Sem Elvis Presley". O hotel surgiu com as competições de voo livre em Quixadá. Todos os anos, recebe mais de 300 turistas estrangeiros, a maioria da Europa, para a competição internacional.
Os empresários avaliam que, apesar da seca, o ano foi bom. Mais empolgada, Islânia espera um número ainda maior de hospedes no próximo ano.
A cadeia hoteleira se fortaleceu com a chegada de novas opções. "Só falta a cidade se preparar para receber melhor e mais visitantes. Ninguém gosta de encontrar a casa dos outros desarrumada", ressaltou.
Na mesma perspectiva, outros empresários tomaram a iniciativa e realizarão o tradicional Réveillon popular de Quixadá, na Praça José de Barros. Segundo o empresário César Martins, da Arrasta Pé Produções e Eventos, responsável pela realização da festa da passagem de ano, a cidade é considerada a mais festeira da região. A pernoite no último dia do ano é uma tradição. Como a Prefeitura não assumiu a realização do evento, com a mudança de gestão, os empresários resolveram presentear o município com atrações musicais e um show pirotécnico especial. A confraternização deve marcar o retorno da prosperidade para a "Terra dos monólitos".
Na avaliação da atual secretária de Desenvolvimento Econômico e Turismo (Sedet) de Quixadá, Camila França, a proximidade com a Capital e o conjunto geográfico monolítico e arquitetônico histórico, são suficientes para encantar qualquer visitante. Ela reconhece a necessidade de restauração do complexo do Açude Cedro, a necessidade da limpeza e também a recuperação da malha viária urbana para a cidade se tornar ainda mais bela.
Coma proximidade da Copa do Mundo, admite que será preciso acelerar as obras. Uma delas é a recuperação do galpão do Cedro. Segundo ela, caberá à Secretaria de Cultura viabilizar os serviços.
Em 2013, será mantido o calendário de eventos culturais e esportivos, como o carnaval, o Pula Fogueira, a Fenerce e o de referência internacional, o Cross Country de voo livre.
Mais informações
Sedet de Quixadá
(88) 9914.5127
Pedra dos Ventos Resort
(88) 3451.2028
Hotel Vale das Pedras
(88) 3412.2171
ALEX PIMENTELCOLABORADOR
FONTE: http://diariodonordeste.globo.com/materia.asp?codigo=1218579