quinta-feira, 26 de maio de 2011

Ibaretama/CE melhora sua avaliação no Programa Alfabetização na Idade Certa - PAIC

Implantada pelo Governo do Estado do Ceará, em 2007, a iniciativa vem mudando a realidade da aprendizagem das crianças cearenses.

O desempenho alcançado segue a meta proposta pelo Programa Alfabetização na Idade Certa – PAIC, com o objetivo de garantir o sucesso da alfabetização dos alunos matriculados na rede pública, até os sete anos de idade.

De 2009 para 2010, o Ceará avançou na erradicação do analfabetismo. Passou a ter somente um município em situação insatisfatória na promoção de ações para aumentar o número de letrados no Estado. Cerca de 76%,7 alcançaram o nível de “suficiente” e 22,8% de “desejável”, totalizando 99,5%.

A partir dos resultados da avaliação, é possível identificar o nível de proficiência em leitura de cada estudante, com base numa escala equivalente à Provinha Brasil, do Ministério da Educação - MEC.

A escala é constituída por cinco níveis: abaixo de 75 pontos – alunos não alfabetizados; de 75 a 100 – alfabetização incompleta; de 100 a 125 – intermediário, de 125 a 150 – suficiente, e 150 e mais – nível desejável.

SAIBA MAIS

CONHEÇA O SIGNIFICADO DA ESCALA DE PROFICIÊNCIA EM LEITURA

NÃO ALFABETIZADO (abaixo de 75 pontos) – Alunos que ainda não construíram as competências básicas necessárias para serem considerados alfabetizados. Podem utilizar números, desenhos ou rabiscos quando solicitados a escrever palavras, ou ainda, desconhecer até mesmo as letras que formam seu próprio nome.

ALFABETIZAÇÃO INCOMPLETA (entre 75 e 100 pontos) – Alunos que ainda não podem ser considerados alfabetizados, mas já começam a construir hipóteses acerca do funcionamento da linguagem escrita. Começam a ler palavras mais simples, sílabas e palavras familiares como, por exemplo, aquelas que formam seu nome.

INTERMEDIÁRIO (entre 100 e 125) – Esses alunos já dispõem das condições mínimas para apropriação da linguagem escrita. São capazes de decodificar palavras mesmo formadas por silabas mais complexas. Decodificam palavras e compreendem textos simples, extraindo deles informações que se encontram explícitas no texto.

SUFICIENTE (entre 125 e 150 pontos) – Nesse nível já se apresentam consolidadas as habilidades básicas para que o aluno seja considerado alfabetizado. Apresentam leitura mais fluente e sua familiaridade com o texto escrito permite que localizem informações em textos mais longos.

DESEJÁVEL (150 pontos e acima) – Demonstram ter adquirido competências mais complexas de leitura, pois são capazes não apenas de localizar informações nesses textos como também de produzir novas informações que não se encontram explícitas no texto, aliando ao que leem sua experiência de mundo.


Veja nos mapas a colocação de Ibaretama nos quatro anos:

2007 - Alfabetização Incompleta
2008 - Não Alfabetizado
2009 - Intermediário
2010 - Suficiente 











FONTE:  www.ibaretamanews.com

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