A estudante Emmanuele Saraiva Costa, 16, morreu, na manhã de ontem, devido ao desabamento do terceiro pavimento de uma casa de veraneio localizada no centro do distrito de Taíba, em São Gonçalo do Amarante (a 55Km de Fortaleza). O amigo dela, Felipe Holanda Nogueira, saiu ferido, mas foi socorrido.
As cerca de 30 pessoas que estavam na casa levaram a adolescente ao posto de saúde, a menos de 100 metros do local da tragédia, mas a garota já chegou morta. O grupo é de Quixadá, no Sertão Central, e todo ano se reúne para brincar o Carnaval no litoral cearense. O imóvel é localizado na frente da praça onde foram realizadas as festas.
Cedeu
O secretário de Segurança Pública de São Gonçalo do Amarante, Edson Lima, informou que a coluna cedeu e o telhado foi abaixo. Emanuelle Saraiva estava deitada em uma rede. Ela, de acordo com os exames preliminares teve traumatismo craniano. As outras pessoas dormiam em outros pavimentos ou bebiam no jardim do imóvel. Logo que foram informados sobre a morte de Emanuelle, as pessoas que estavam na casa procuraram manter contatos com os familiares da adolescente. Como ficaram muito abalados com a tragédia, não quiseram conversar com os jornalistas.
O proprietário do imóvel, identificado apenas por Soares, foi localizado e compareceu à casa, onde acompanhou os trabalhos dos bombeiros, da Pefoce e da Defesa Civil. Ele não quis se pronunciar sobre o caso.
O perito Antoniel Silva, examinou o local e disse que havia manchas vermelhas, provavelmente sangue. Ele salientou que somente o laudo do Conselho Regional de Engenharia Agronomia e Arquitetura (Crea-CE) poderá determinar se a coluna que cedeu estava com a estrutura abalada.
Pessoas que testemunharam a tragédia contaram que, momentos antes do desabamento, três "paredões" de som estavam ligados ao lado casa. Segundo elas, a potência do volume dos equipamentos fez as paredes de várias casas estremecerem. Antoniel Silva não descarta a possibilidade de isso ter provocado a queda da coluna, mas considera precipitado fazer afirmações antes de o laudo estar pronto.