As férias não são desculpa para esquecer os estudos, em especial para quem está no último ano da escola. Amanhã é dia de praticar exercícios com o quinto fascículo Diário do Nordeste no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). No total, circularão com o jornal, sempre às segundas-feiras, 16 suplementos.

A produção de todo o conteúdo é feita em parceria com o Sistema Ari de Sá de Ensino (SAS) e com o Colégio Ari de Sá Foto: Miguel Portela (28/02/2011)
O material pode ser acessado e utilizado por qualquer estudante e não apenas no jornal. Afinal, a proposta do projeto é disseminar conhecimento aos milhares de estudantes de Fortaleza e do Interior que vislumbram chegar ao ensino superior.
De acordo com a coordenadora de planejamento do Diário do Nordeste, Camila Coutinho, desde que os fascículos começaram a circular, em 25 de junho, um grande movimento está sendo observado nas redes sociais. Na fanpage do projeto no Facebook, por exemplo, há mais de dois mil curtidores. Além disso, acessando o endereço www.diariodonordeste.com.br/diarionoenem, há jogos, simulados e videoaulas cujo áudio pode ser baixado pelo estudante. A previsão é de que, em novembro, haja um aulão com as questões mais difíceis dos fascículos.
Inclusão
Camila Coutinho destaca, ainda, o fato de os fascículos estarem chegando aos 184 municípios cearenses, inclusive a cidades onde não há projetos pedagógicos voltados para o Enem. Os estudantes que não tiveram acesso aos quatro primeiros fascículos também podem adquirir o material no jornal.
O conteúdo é produzido em parceria com o Sistema Ari de Sá de Ensino (SAS) e com o Colégio Ari de Sá. A preparação é minuciosa, como explica o diretor executivo do SAS, Ari de Sá Neto. "A gente envolve os professores autores, que são responsáveis pela produção do material didático da 3ª série do Ensino Médio. Eles começam a trabalhar com muita antecedência e se dedicam só a produzir esse tipo de conteúdo".
Ari Neto informa que as questões são todas contextualizadas e preparadas de forma interdisciplinar. Ele afirma que um dos segredos é a prática de exercícios. "Como a prova é extensa, com 90 questões para serem feitas em quatro horas, o treino é determinante", avalia. Os fascículos abordam as quatro áreas de conhecimento do Enem e circularão até o mês de novembro.
FONTE: http://diariodonordeste.globo.com/materia.asp?codigo=1162463