quarta-feira, 10 de outubro de 2012

MEC acionará Ministério Público e Polícia Federal para averiguar venda de diplomas universitários


Diplomas de instituições superiores cearenses estão sendo vendidos de forma flagrante em um site na internet. O EAD Center Diplomaspromete a fabricação e entrega dos documentos universitários de instituições cearenses como a Universidade Federal do Ceará (UFC), Universidade Estadual do Ceará (Uece), Universidade de Fortaleza (Unifor), Universidade Regional do Cariri (Urca), Faculdade Farias Brito e diversas outras.
Foto: Reprodução de um dos modelos de diplomas oferecidos pela empresa
De acordo com o próprio site, os diplomas custam a partir de R$ 410, com possibilidade de parcelamento. São oferecidos certificados de ensino médio, técnico e superior. A empresa promete a entrega do diploma em um prazo máximo de cinco dias úteis.
É possível também solicitar diplomas em universidades, entre as mais renomadas do País, como Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Universidade de São Paulo (USP), e Instituto Militar de Engenharia (IME).

Falsas garantias 

Além de promessas ludibriantes, como facilidade para conquistar o mercado de trabalho, a página da empresa ainda possui uma seção esclarecendo as "garantias" do cliente.
A empresa publicou o seguinte texto: "É preciso saber distinguir o certo do duvidoso. (...) Parte da população brasileira, já "caiu em golpes", pois não soube distinguir tal qualificação. O EAD Center é formado por pessoas sérias, que honram o compromisso firmado com seus clientes".
O Ministério da Educação (MEC) já está ciente da situação e informou, por meio de assessoria de imprensa, que acionará o Ministério Público Federal e a Polícia Federal para averiguar o caso

Universidades analisam o caso

O procurador da UFC, Paulo Albuquerque, disse que a situação será analisada e, se for o caso, enviará pedido de investigação aos órgãos competentes. A Uece informou por meio de assessoria de imprensa, que não tem qualquer vínculo com o site citado. A assessoria classificou a prática como "uma irresponsabilidade".
A Unifor respondeu que desconhece tal ação criminosa e reitera que seus documentos acadêmicos, especialmente os diplomas, possuem inúmeros dispositivos de segurança visando assegurar a sua autenticidade. 
O vice-reitor de Graduação da Unifor, Prof. Henrique Sá, explicou que os diplomas possuem marcas d'água, fibra colorida, impressão em alto-relevo, fundos especiais, registro coincidente, fita de segurança, marca tátil, dentre outras medidas de segurança. A Universidade garantiu que acompanhará as investigações e estará à disposição das autoridades para quaisquer esclarecimentos.
A diretoria da Faculdade Leão Sampaio disse desconhecer o caso. A Faculdade Farias Brito já acionou o setor jurídico.

Lista completa de universidades cearenses
O site oferece a confecção de diplomas para diversos cursos nas seguintes instituições de ensino superior no Estado: 
- Faculdade Latino Americana de Educação
- Faculdade Leão Sampaio
- Faculdade Farias Brito  (FFB)
- Universidade Camilo Castelo Branco  (Unicastelo)
- AIEC
- Universidade Estadual do Ceará - (Uece)
- Universidade de Fortaleza (Unifor)
 - Universidade Estadual Vale do Aracaú  (UVA)
 - Universidade Regional do Cariri  (Urca)