quinta-feira, 11 de outubro de 2012

UFC RIO III Ao lado do Octógono


Diário do Nordeste terá correspondente no Rio para trazer os detalhes do maior evento de MMA do mundo.

Com a realização do UFC Rio III, este sábado, na capital fluminense, mais uma vez, o MMA é o assunto da semana no esporte brasileiro. Para não perder nenhum lance do evento, que terá lutas de três cearenses no card, além da presença de lendas como Anderson Silva e Rodrigo Minotauro, o Diário do Nordeste realizará uma cobertura ampla e completa, conferindo tudo ao lado do octógono.

Três cearenses fazem parte do card do evento neste sábado na capital fluminense: Renée Forte, Rony Jason e Diego Brandão querem fazer história no UFC FOTO: DIVULGAÇÃO UFC E WALESKA SANTIAGO

A partir de amanhã, o editor do Blog Vai Encarar (http://blogs.diariodonordeste.com.br/vaiencarar), Ilo Santiago Jr., do Diário do Nordeste Online, enviará reportagens sobre os bastidores do principal evento de MMA do mundo, buscando sempre trazer uma visão diferenciada e focada nos atletas locais Rony Jason, Renée Forte e Diego Brandão (nascido em Fortaleza, mas radicado em Manaus).

"Essa viagem surgiu com um projeto feito pelo Blog Vai Encarar, em parceria com o Caderno Jogada, para trazer uma visão mais próxima do UFC Rio III", comenta Ilo.

"O Diário do Nordeste abraçou essa ideia e garantiu tanto para o Jogada, como para o Vai Encarar, uma cobertura completa do maior evento de MMA do mundo", exalta.

Análise
Para entrar no clima, a reportagem ouviu Carlão Barreto, ex-lutador de MMA e hoje comentarista do canal Combate, sobre as chances dos dois cearenses vindos do TUF Brasil no evento de sábado. Na ocasião, Renée Forte enfrentará o colega de reality show Serginho Morais. Já Jason terá pela frente o americano Sam Sicilia.

"Os dois têm lutadores muito duros pela frente, precisarão de uma boa estratégia em seus combates. Acho que o Jason tem um equilíbrio maior, enquanto o Renée é o azarão, pois o Serginho hoje é um lutador mais completo", explica Carlão.

No entanto, Barreto faz uma ressalva. "Sabemos que no MMA tudo pode acontecer, então os fãs cearenses têm de torcer por seus atletas e mandar boas energias para seus campeões", conclui o comentarista.

Sobre o potencial dos cearenses no UFC, em relação a continuidade da suas carreiras, Carlão explica que é difícil fazer prognósticos, pois vários fatores influenciam na carreira de um atleta. "Muitas vezes um lutador muito talentoso não tem muito sucesso em sua carreira e outro sem tanto talento é mais determinado e atinge o sucesso".

O ex-atleta aposta que Rony Jason, atual campeão do TUF Brasil, pode fazer um boa história na franquia. "Acho que pelo mostrado até hoje e pelo que as pessoas falam, o Jason me parece mais próximo desse sonho".

Aquecimento sob os Arcos e o sol da Lapa
Debaixo de um sol de aproximadamente 40 graus no início da tarde de ontem, a ponto dos organizadores do evento terem que jogar gelo no octógono montado em frente ao Arcos da Lapa, os lutadores fizeram um treino aberto para o UFC Rio 3, que ocorre neste sábado, 13, na Arena da Barra.

O forte calor na capital carioca também afastou o público. Cerca de 400 pessoas foram até o local assistir a atividade e ver os atros do UFC.

O primeiro a treinar foi o norte-americano Dave Herman, adversário do brasileiro Rodrigo Minotauro. Curiosamente, ele entrou no octógono ao som da música "Ai se eu te pego", do cantor Michel Teló.

Questionado sobre a escolha, ele explicou. "Escutei essa música no Youtube e gostei muito", justificou Herman.

Em seguida foi a vez do também norte-americano Stephan Bonnar, que vai encarar o brasileiro Anderson Silva, subir no octógono. E o americano se mostrou confiante.

Sem medo
Segundo ele, muitos lutadores se intimidam com o estilo de lutar do "Spider", mas isso não surtirá efeito contra ele.

"Vou levar o Anderson para o inferno junto comigo. Muitos ficam intimidados, mas eu vou entrar lá para lutar. Vou sair na porrada com ele. Mesmo que eu esteja machucado e cansado, vou até o fim", prometeu.

Ainda treinaram no local os brasileiros Anderson Silva e Rodrigo Minotauro.