quarta-feira, 13 de março de 2013

SERTÃO CENTRAL: Cidade festeja líder de Canudos

Terra natal de Antônio Conselheiro, Quixeramobim presta homenagens ao longo do dia de hoje.
Quixeramobim. Hoje é feriado na terra natal de Antônio Conselheiro. Quixeramobim comemora o 183º aniversário de nascimento do beato líder do Arraial de Canudos. Durante todo o dia o Memorial da cidade abre suas portas para apresentações culturais e de trabalhos produzidos nas oficinas educacionais dedicadas ao mártir sertanejo. À noite, encerrando a semana do Conselheiro Vivo, personalidades receberão da Câmara Municipal de Quixeramobim a Comenda Antônio Conselheiro.

Cortejo pelas ruas iniciou as comemorações, cada vez mais com um sentido de formar uma consciência sobre o papel do filho ilustre na história FOTO: TARCÍSIO FILHO

A solenidade está prevista para as 19 horas na Casa de Conselheiro. Logo depois o público poderá assistir a palestra "Do sertão à pancada do Mar", de Ângela Gutierrez. O show "Conselheiro Infinito", do cantor Azanias Henrique, encerra os festejos.

As apresentações teatrais, recitais de poesias, exposições de desenhos e pinturas e demais linguagens artísticas foram desenvolvidas a partir da oficina de arte-terapia "Viagem imaginária ao mundo de Antônio Conselheiro", da artista plástica Saskia Holanda em parceria com o projeto de mala de leitura do Sesc - Ler, e o professor Bruno Paulino. Outro ponto importante na programação de encerramento será a entrega da premiação do Concurso Literário "Antônio no tempo das artes" realizado pela Secretaria de Educação em parceira com a Secretaria de Cultura junto às escolas.

Os cinco trabalhos premiados, foram: "Conselheiro e sua missão", poesia livre da aluna Stefane Brenda Pessoa, da Escola Padre José Van Esch; a poesia popular "O valor de Conselheiro", do estudante Joel Farias Lima, da Escola Manoel Martins de Almeida; a poesia de cordel "A gloriosa história de Antônio Conselheiro", de Isabel Bernado, Priscila Barbosa, Fernando Hiago e Francisca Ihondeara Alves; a crônica "Viagem com Antônio Conselheiro", da aluna da Escola Agrícola Dep. Leorne Belém, Quezia Jemina, e a poesia "O mundo de Antônio Conselheiro", do estudante José Thobias de Almeida do Carmo, da mesma escola. Chegando ao ápice da festa, 13 de março, a diretoria do Instituto do Patrimônio Histórico e Natural de Quixeramobim (Iphanaq) demonstra satisfação com os resultados obtidos ao longo dos últimos anos.

Para o presidente do Iphanaq, professor Ailton Brasil, pouco a pouco o erro histórico está sendo reparado. Conselheiro está adentrando as escolas como um herói e não como um vilão de uma guerra sangrenta no sertão da Bahia, como muitos historiadores relataram.

O coordenador pedagógico do Ponto de Cultura - uma das vertentes de educação patrimonial, material e imaterial do Iphanaq - professor Weynes Matos, destaca 2013 como sendo o primeiro ano onde o dia do aniversário de Antônio Conselheiro é feriado na cidade.

As atividades comemorativas encerram a 15ª edição do Conselheiro Vivo, um projeto idealizado pelo Iphanaq e realizado em parceria com a Secretaria de Cultura do Município. Na avaliação da especialista em História pela Universidade Estadual do Ceará (UECE) / Faculdade de Educação Ciências e Letras do Sertão Central (Feclesc), Goreth Pimentel, Conselheiro Vivo, vem-se constituindo em um trabalho permanente de construção e revisão da imagem de Antonio Conselheiro, fazendo justiça ao líder sertanejo, tão confundido pela historiografia oficial, diminuindo e denegrindo a imagem dos líderes populares quando eles desagradam os seus interesses.

Ela cita o trabalho intitulado "O que ficou de Antônio Conselheiro e Canudos no imaginário popular de Quixeramobim", desenvolvido na metade da década de 1990 e orientado pelo professor Luiz Osvaldo Moreira Santiago. Na avaliação dela, o estudo traz à tona a memória do povo de Quixeramobim sobre o conterrâneo Antônio Conselheiro e denuncia o impacto do silêncio, do esquecimento, da visão distorcida e até do preconceito, semeados pela historiografia oficial. No entanto, destaca também em sua análise o trabalho atuante e a força dos movimentos sociais organizados, a influência da teologia da libertação e de projetos com este, mantendo assim viva a história.

FIQUE POR DENTRO

Conselheiro atraiu milhares de seguidores

Antônio Vicente Mendes Maciel é o verdadeiro nome do beato Antônio Conselheiro. Ele nasceu aos 13 de março de 1830, na Vila do Campo Maior, hoje Quixeramobim. Morreu no dia 22 de setembro de 1897, no arraial de Canudos, um vilarejo no sertão da Bahia, numa sangrenta batalha contra as tropas do exército da República. Com seu carisma e pregações messiânicas, Conselheiro atraiu milhares de seguidores, entre lavradores retirantes da seca, índios e escravos recém-libertos, unidos na crença numa salvação milagrosa que os pouparia do dos flagelos do clima e da exclusão econômica e social. O movimento foi duramente reprimido e a imagem de Conselheiro, para confundir a opinião pública, foi retratada como um louco, fanático religioso e contrarrevolucionário monarquista perigoso.

Mais informações:
IphanaqRua Francisco Ivo, S/Nº - Centro
(88) 9998.7434
Prefeitura de Quixeramobim
Telefone: (88) 3441.1326

ALEX PIMENTELCOLABORADOR

Read more: http://diariodonordeste.globo.com/materia.asp?codigo=1241498#ixzz2NQODR2j7


FONTE: http://diariodonordeste.globo.com/materia.asp?codigo=1241498