quarta-feira, 22 de maio de 2013

QUIXERAMOBIM - SERTÃO CENTRAL: EUA dão prêmio a escola do Ceará


Projeto de reciclagem obtém o terceiro lugar, em feira internacional ocorrida neste mês nos Estados Unidos.

Quixeramobim. A ideia era apenas contribuir para a redução dos impactos ambientais provocados pelo lixo industrial, reciclando caixinhas de leite, conhecidas como Tetra Pak. Mas a proposta ambiental dos alunos da Escola Estadual de Educação Profissional de Quixeramobim acabou ultrapassando as expectativas educacionais. O projeto, criado há dois anos no curso de Edificações, com o título "Re-Ação: Produtos Sustentáveis", foi reconhecido na semana passada como uma dos três melhores do mundo na International Sustainable World (I-SWEEEP) uma feira científica estudantil internacional realizada nos Estados Unidos.

As alunas Raíssa Lima e Cristina Arruda e a professora Adriana Alves, no Centro da cidade, desfilam pelas ruas após a conquista da premiação FOTO: ALEX PIMENTEL
Conforme a coordenadora do projeto Re-Ação e professora de Técnicas de Edificações, Adriana Alves, a feira internacional foi realizada de 8 a 13 de maio passados num centro de convenções na cidade de Huston, no estado do Texas. No total, 68 países enviaram suas equipes. O Brasil participou com cinco grupos. A Escola Profissional de Quixeramobim foi a única representante do Norte e Nordeste. O projeto Re-Ação concorreu com outros 393, a maioria dos Estados Unidos. A banca examinadora, formada por estrangeiros, ficou admirada com a criatividade dos estudantes cearenses. A expressão dos oito julgadores era "uau!", comentou sorridente a educadora. O primeiro lugar geral foi conquistado pela Romênia, com um projeto de robótica. O país anfitrião conquistou a medalha de prata, com um projeto de engenharia química.

A equipe cearense ficou com a medalha de bronze. Todavia, as mantas de isolamento térmico e artefatos de uso pessoal, como bolsas e sacolas, confeccionadas a partir de caixinhas Tetra Pak, foram classificadas como o melhor projeto na categoria Meio Ambiente, afinal os americanos são os maiores consumidores de leite do mundo, segundo pesquisas internacionais, acrescentou a professora.

As alunas Cristina Arruda, cursando o 3ª ano Técnico em Edificações e Raissa Lima, no curso Técnico em Agrimensura, foram as representantes dos aprendizes da Escola Profissional de Quixeramobim na I-SWEEEP. Por coincidência, a conquista da medalha internacional ocorreu às vésperas do aniversário da Escola, comemorado na última sexta-feira, 17.

A festa foi marcada por um desfile nas ruas da cidade, surpreendendo a população, com a comemoração e as medalhas. Para a aluna do 3º Técnico de Edificações Cristina Arruda, a conquista internacional é uma prova da criatividade brasileira. Segundo afirmou, associar o reconhecimento internacional à preservação do meio ambiente torna a conquista ainda mais gratificante. A colega Raissa Lima também ficou orgulhosa e mais ainda em poder trazer o presente especial para o aniversário da sua Escola. Para ela foi uma oportunidade única, conhecer o "mundo Top", novos projetos, de estudantes secundaristas de todos os cantos do planeta e ainda ouvir o nome de sua terra natal, Quixeramobim, foi um momento memorável.

Expansão

Enquanto a Escola Dr. José Alves da Silveira, como a unidade educacional do Estado é conhecida oficialmente, ainda comemora a conquista, a professora Adriana Alves avalia a possibilidade de multiplicar o projeto tecnológico ambiental para outras escolas, em especial para a cidade de Cariré, onde nasceu.

A gestora da Escola Profissional, Josimar Saraiva do Nascimento, deverá reunir o núcleo gestor para discutir a ideia e levar a proposta para a Seduc. Quem sabe, em breve, serão produzidas centenas de metros de mantas e milhares de bolsas e sacolas com caixinhas de Tetra Pak, completa.

FIQUE POR DENTRO

Reciclagem reduz uso de fontes naturais

De acordo com especialistas em ecologia, reciclagem é o termo técnico e popular utilizado para se referir ao reaproveitamento de materiais beneficiados como matéria-prima transformados em um novo produto. Os exemplos mais comuns são o papel, o vidro, o metal e o plástico. O reprocessamento, ou reciclagem desses produtos está na redução da utilização de fontes naturais, muitas vezes não renováveis como é o exemplo do plástico e do ferro. Outro benefício está na redução da quantidade de resíduos despejados nos lixões, atingindo o meio ambiente. O conceito de reciclagem serve apenas para os materiais que podem voltar ao estado original e ser transformado novamente em um produto igual em todas as suas características. O conceito de reciclagem é diferente do de reutilização de produtos.

Mais informações
Escola Profissional de Quixeramobim
Av . Humberto Sena, 150
Centro
Telefone: (88) 3441.3170

ALEX PIMENTELCOLABORADOR 

FONTE: http://diariodonordeste.globo.com/materia.asp?codigo=1270111